O Banco Finantia dispõe de uma Política de Participação de Irregularidades, nos termos da qual prevê a existência de Canais de Denúncias (Whistleblowing), onde poderá comunicar irregularidades, condutas inadequadas ou incumprimento de normas internas do Grupo Banco Finantia e denunciar situações de corrupção e infrações conexas, sendo que todas as comunicações serão analisadas e respondidas.
Qualquer decisão de comunicação deve ser tomada com respeito pelo princípio da boa-fé e razoabilidade e, sempre que possível, deve ser acompanhada dos respetivos meios de prova.
Podem participar Irregularidades os colaboradores, incluindo membros dos órgãos sociais e titulares de funções essenciais, pessoas que prestem serviços a título permanente ou ocasional em qualquer entidade do Grupo Banco Finantia ou quaisquer outras pessoas.
Todas as comunicações são tratadas de forma independente e confidencial, garantindo a proteção dos dados pessoais.
A participação da Irregularidade pode ser apresentada através de um dos seguintes canais:
- Por correio eletrônico, através do endereço de e-mail criado especificamente para o efeito: participacao.irregularidades@finantia.com ou, relativamente à prevenção da prática e/ou ocorrência de crimes no âmbito da Sucursal em Espanha, através do endereço de e-mail prevencion.delitos@finantia.com;
- Por carta enviada por correio postal, para o endereço: Rua General Firmino Miguel, Nº 5, 1.º andar, 1600-100 Lisboa, dirigida à Comissão de Auditoria, ao Departamento de Compliance ou ao Departamento de AML.
- No caso dos Colaboradores a participação poderá ser feita através da intranet do Banco Finantia, pelo link “participação de irregularidades”.
São admitidas participações anónimas, devendo, para o efeito, ser enviada uma carta por correio postal dirigida à Comissão de Auditoria em envelope duplo, devendo ser inscrita a palavra “Confidencial”, de forma legível, no envelope interior contendo a participação, para o endereço
Rua General Firmino Miguel, Nº 5, 1.º andar, 1600-100 Lisboa
Este canal não deve ser utilizado para o envio de reclamações. Caso o pretenda fazer, poderá fazê-lo designadamente através do Livro de Reclamações Electrónico.